Teatro Escola Macunaíma on jun 24, 2020
A equipe do Macu tem buscado caminhos possíveis para o seu plano de aulas online, focalizando cada estágio e disciplina, como o PA1- Preparação de Atores 1, para o qual a ação ultranatural se mostrou um expediente encorajador dentro do Sistema Stanislávski. Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19 e das inúmeras adaptações que ela nos exigiu, como o isolamento social, estamos vivendo uma polêmica no campo artístico e mais, especificamente, teatral. Artistas, intelectuais, professores e estudantes têm se debatido sobre o teatro praticado à distância, ou seja, virtualmente, se ele pode ou não ser considerado teatro de acordo com os fundamentos que embasam este fazer desde os seus primórdios.
Nós, do Macunaíma, procurando, inclusive, contribuir para este debate, podemos dizer que, enquanto uma escola de formação de atores no Sistema Stanislávski, temos pautado nosso projeto pedagógico online na perspectiva do desenvolvimento do aluno/ator sobre si mesmo, que antecede a relação palco/plateia e transcende a presença física. Não estamos, desta forma, ignorando a condição em que nos encontramos, mas investigando procedimentos com foco na continuação do processo formativo de nosso corpo discente.
Neste sentido, e para não fasear algo irreal, temos assumido a concretude das circunstâncias vivenciadas por nós hoje, como, por exemplo, a mediação da câmera e os diferentes espaços de trabalho que cada aluna ou aluno dispõe, de acordo com a proposta de tornar a sua casa um lugar de experimentação. São alguns os caminhos de pesquisa que a equipe do Macu, direção, coordenação e diretores-pedagogos vem buscando, o que inclui diferentes autores e práticas. Mas todos os nossos esforços têm partido do mesmo ideal: o encontro de si mesmo – aluna ou aluno – na ação.
De acordo com as mais recentes pesquisas sobre o trabalho de Stanislávski, baseadas em traduções inéditas diretamente do russo para o português, em seu último estúdio de pedagogia teatral, o Estúdio de Ópera e Arte Dramática, o mestre russo se refere à concepção de ação ultranatural. Stanislávski define esta ultranaturalidade como o estado psicofísico que consideramos autêntico, aquele no qual acreditamos verdadeiramente.
O nosso ambiente cotidiano, rotineiro, como o espaço da nossa casa, nos é, na vida, ultranatural e, portanto, contém ou desperta as nossas mais autênticas ações. Todas as ações a ele associadas nos são, assim, mais que normais, naturais. Por que então não pensar em estudos conectados a este universo, explorando a nossa condição atual?
Segundo as nossas investigações, temos observado que a aluna ou o aluno se mostra mais propenso à realização, em sua máxima intensidade e nos seus mínimos detalhes, de uma ação ultranatural quando impulsionado a se relacionar com a concretude do seu ambiente doméstico. Assim, objetos, pessoas e hábitos cotidianos têm se revelado potentes disparadores do estudo atoral.
Acreditamos que este seja um aprendizado fundamental para os alunos do PA1, pois é neste estágio que eles tomam conhecimento das práticas stanislavskianas e vivenciam elementos essenciais de seu Sistema. O PA1, para nós, é uma etapa determinante no processo de formação da atriz ou do ator, já que literalmente o prepara para a continuidade do curso e o introduz às teorias de Stanislávski.
Por isso, estamos felizes por termos encontrado uma forma, em meio às adaptações necessárias, de continuar desenvolvendo o processo de aprendizado de nossos alunos, focalizando a sua formação na arte da atuação a partir do que lhe é mais próximo e palpável neste momento. Acreditamos também que, deste modo, cada ambiente, por mais familiar que parece, tem se aberto à imaginação e às infinitas possibilidades de transformação que ela permite.