Ao longo deste segundo semestre, a coordenadora metodológica Simone Shuba tem liderado um curso voltado para o coletivo Macu, explorando o renomado sistema de atuação de Konstantin Stanislávski. Este curso é parte do compromisso da instituição com a formação continuada de seus educadores, promovendo um ambiente de constante desenvolvimento e aprendizado.
Simone Shuba promove a capacitação contínua de educadores do Macu através de workshops com especialistas no Sistema Stanislávski, seminários e grupos de estudo. Essa abordagem amplia o conhecimento dos professores e fortalece uma prática pedagógica que reflete na qualidade do ensino em sala de aula.
Com isso, visa-se aprofundar os conhecimentos de educadores e educadoras, a fim de que isso se reflita em sala de aula. Contudo, o Macu também busca fortalecer um pensamento coletivo, que se estabeleça como uma voz uníssona, ainda que construída por muitas individualidades.
A proposta de curso de Simone Shuba para o coletivo Macu
Nesta fase do curso, Simone Shuba compartilha suas descobertas sobre o sistema Stanislávski, diretamente ligadas à sua pesquisa de doutorado na FFLCH-USP. O curso oferecido ao Macu está alinhado aos temas que Shuba investiga em profundidade: sentidos, memória, afetos e imaginação na atuação.
Por sua vez, a proposta de um curso sobre o Sistema voltado a educadores e educadoras teatrais é em si parte de sua pesquisa de doutorado. Sobretudo, pesquisa essa que já mobilizou algumas viagens de Shuba à Rússia e que dá continuidade a seu mestrado, publicado sob o título: “Stanislávski em processo: ‘Um Mês no Campo’, Turguêniev” (Perspectiva, 2016).
Métodos de ensino de Simone Shuba: Reflexão e aprofundamento
Nesse sentido, Simone Shuba procura trabalhar em estreito diálogo com o material fornecido pelo coletivo Macu. Para isso, cada encontro é antecedido ou finalizado com uma questão, cuja tarefa principal é despertar um processo reflexivo.
Para o primeiro encontro, duas perguntas foram lançadas: “Qual o propósito do teatro para você? E qual o propósito da docência em teatro para você?” Shuba estruturou toda a sua fala a partir do cruzamento das respostas dadas por professores e professoras e de citações de Stanislávski sobre o assunto.
Da teoria à prática: Experiências de criação
Além disso, um dos objetivos de Shuba é abordar o significado teórico-prático do processo de criação para Stanislávski. Enquanto, um dos encontros foi então dedicado à exposição das etapas desse processo.
Dessa forma, como desdobramento prático, os professores e professoras do Macu, divididos em grupos, foram convidados a escolher uma ou até duas dessas etapas. Feita tal escolha, o próximo passo foi planejar um aquecimento, treinamento, improviso ou estudo que a colocasse em evidência.
O curso de formação continuada de Simone Shuba no Macu segue com novos encontros planejados, reforçando a importância do aprimoramento constante e da troca de experiências. Com essa iniciativa, o Macu assegura a qualidade e o compromisso com a formação de seus educadores, construindo um pensamento coletivo e fortalecido.
Mas, como ainda há muito pela frente, em breve voltaremos com mais novidades sobre o processo de formação continuada dos educadores e educadoras do Macu conduzido por Simone Shuba! Aguardem!
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