Teatro Escola Macunaíma on set 26, 2023
O tema em investigação do Macu no segundo semestre de 2023 é: O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações. Mas o que queremos dizer com sagrado? E qual a sua relação com o teatro?
Contudo, o termo “sagrado” normalmente nos remete à religiosidade ou aos cultos religiosos. E há, claro, o sentido da palavra vinculado ao divino. Porém, o sagrado também está ligado aos ritos enquanto práticas inerentes a determinado contexto.
Nesse sentido, podemos falar em experiência do sagrado. Essa, portanto, não mobiliza conteúdos religiosos, mas configura um cerimonial coletivo, constituído por sentimentos partilhados.
Tendo isso em vista, todo ato teatral que preze pela comunhão entre artistas da cena e destes com o público tem algo de sagrado. E isso porque, de acordo com esses parâmetros, ele visa uma vivência assentada em um rito.
O aspecto Ritualístico ou Sagrado do teatro foi enfatizado, ao longo de sua história, por alguns teatrólogos. Entre eles, o francês Antonin Artaud (1896 – 1948), autor de “O Teatro e seu Duplo”, um dos principais escritos sobre a arte teatral no século XX.
Artaud foi e é até hoje uma grande referência para alguns pesquisadores, como Jerzy Grotowski e Peter Brook. No Brasil, José Celso Martinez Correa (1937 – 2023) declarou várias vezes a influência de Artaud em seu trabalho, que inclui a encenação de uma de suas peças: Para Dar um Fim no Juízo de Deus.
Leia também: Desvendando: O Rito e o Sagrado na poética da criação e das relações
Falecido no dia 06 de julho de 2023, Zé Celso, como era mais conhecido, foi um dos primeiros a filiar-se às ideias teatrais artaudianas. O que veio a dar origem a sua concepção de teat(r)o, que evidencia o ato comungado por diretor, atores, atrizes e espectadores.
Ainda mais, a arte de Zé Celso e o seu espaço de atuação, o Teat(r)o Oficina sempre tiveram algo de Sagrado. Seja pelo entrelaçamento entre palco e plateia, seja pelas músicas, seja pelo conjunto dos ritos que lhes são próprios.
E é como uma homenagem à memória de Zé Celso e ao seu legado ímpar que o Macu celebra o Sagrado e o Rito como tema de investigação. Para tanto, uma questão guia se aponta: “Como transformar as ações na sala de aula e na cena em uma experiência sagrada?”
Além dessa homenagem, vale dizer que esse tema ainda enseja a pesquisa sobre a espiritualidade em Stanislávski. E que essa, conforme sabemos, estava intimamente conectada à ética das relações e ao encontro do humano de cada ser.
Por isso, na prática cotidiana, objetivamos a criação de caminhos para que cada atriz ou ator encontre o que há de humano em si e no outro. Assim como pretendemos, por meio desse enfoque temático, valorizar a experiência das relações artísticas pautadas pela ética.
De modo mais amplo, O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações busca estimular reflexões que possam gerar ações mais afetivas. E que, através da experiência cênica, essa afetividade permeie o contato entre as parceiras e parceiros de criação e o público.