O tema em investigação do Macu no segundo semestre de 2023 é: O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações. Mas o que queremos dizer com sagrado? E qual a sua relação com o teatro?

Contudo, o termo “sagrado” normalmente nos remete à religiosidade ou aos cultos religiosos. E há, claro, o sentido da palavra vinculado ao divino. Porém, o sagrado também está ligado aos ritos enquanto práticas inerentes a determinado contexto.

Nesse sentido, podemos falar em experiência do sagrado. Essa, portanto, não mobiliza conteúdos religiosos, mas configura um cerimonial coletivo, constituído por sentimentos partilhados.

Sagrado: O rito teatral

Tendo isso em vista, todo ato teatral que preze pela comunhão entre artistas da cena e destes com o público tem algo de sagrado. E isso porque, de acordo com esses parâmetros, ele visa uma vivência assentada em um rito.   

O aspecto Ritualístico ou Sagrado do teatro foi enfatizado, ao longo de sua história, por alguns teatrólogos. Entre eles, o francês Antonin Artaud (1896 – 1948), autor de “O Teatro e seu Duplo”, um dos principais escritos sobre a arte teatral no século XX.

Artaud foi e é até hoje uma grande referência para alguns pesquisadores, como Jerzy Grotowski e Peter Brook. No Brasil, José Celso Martinez Correa (1937 – 2023) declarou várias vezes a influência de Artaud em seu trabalho, que inclui a encenação de uma de suas peças: Para Dar um Fim no Juízo de Deus.

Leia também: Desvendando: O Rito e o Sagrado na poética da criação e das relações

Homenagem a Zé Celso

         Falecido no dia 06 de julho de 2023, Zé Celso, como era mais conhecido, foi um dos primeiros a filiar-se às ideias teatrais artaudianas.  O que veio a dar origem a sua concepção de teat(r)o, que evidencia o ato comungado por diretor, atores, atrizes e espectadores.

         Ainda mais, a arte de Zé Celso e o seu espaço de atuação, o Teat(r)o Oficina sempre tiveram algo de Sagrado. Seja pelo entrelaçamento entre palco e plateia, seja pelas músicas, seja pelo conjunto dos ritos que lhes são próprios.

         E é como uma homenagem à memória de Zé Celso e ao seu legado ímpar que o Macu celebra o Sagrado e o Rito como tema de investigação. Para tanto, uma questão guia se aponta: “Como transformar as ações na sala de aula e na cena em uma experiência sagrada?”

Sagrado:  A espiritualidade em Stanislávski

         Além dessa homenagem, vale dizer que esse tema ainda enseja a pesquisa sobre a espiritualidade em Stanislávski. E que essa, conforme sabemos, estava intimamente conectada à ética das relações e ao encontro do humano de cada ser.

Por isso, na prática cotidiana, objetivamos a criação de caminhos para que cada atriz ou ator encontre o que há de humano em si e no outro. Assim como pretendemos, por meio desse enfoque temático, valorizar a experiência das relações artísticas pautadas pela ética.

De modo mais amplo, O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações busca estimular reflexões que possam gerar ações mais afetivas. E que, através da experiência cênica, essa afetividade permeie o contato entre as parceiras e parceiros de criação e o público. 

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