Teatro Escola Macunaíma on abr 19, 2018
Quando falamos em produção teatral, surgem muitas dúvidas sobre as responsabilidades desse cargo e sobre o que não faz parte da produção teatral.
Esse tipo de produção pode ser dividida em funções, como o diretor de produção, incumbido do planejamento geral de uma montagem, e o produtor executivo, quem propriamente “coloca a mão na massa”.
De qualquer forma, trataremos abaixo do papel da produção teatral sem levar em consideração essas distinções, que podem ou não existir nos grupos de teatro.
Acompanhe e entenda as principais funções!
O produtor teatral é o responsável por viabilizar toda a estrutura material necessária para a realização de uma obra artística, possibilitando que ela ganhe forma, de modo que é difícil elencar o que não faz parte da produção teatral.
Veja, abaixo, algumas das principais funções executadas pelo produtor:
Geralmente, ele é encarregado de providenciar os espaços de ensaio, no período de montagem, e os lugares de apresentação, seja para a realização de temporadas ou para circulação de um espetáculo.
A cargo da produção teatral fica também a sobrevivência e manutenção do grupo e da realização artística, posto esta ser uma de suas funções primordiais.
E os meios para isso são as leis de incentivo públicas e privadas ou a captação direta de recursos junto a empresas, o famigerado “bater à porta”.
Em qualquer um desses casos, o trabalho do produtor será o de apresentar um projeto bem fundamentado, com um orçamento condizente.
A comunicação externa, relativa à propagação do espetáculo, e interna, entre as pessoas envolvidas diretamente na realização artística, está entre as tarefas do produtor teatral, que também auxilia a aquisição de equipamentos de luz e som, materiais para a confecção do cenário e figurino etc.
Dessa forma, não há como elencar o que não faz parte da produção teatral, pois tudo relativo à viabilização da peça é de responsabilidade da produção.
Claro que o produtor teatral conta com a atuação de outros profissionais, como o assessor de imprensa, o assistente de direção e o restante da equipe de criação.
Mas sua função será sempre a de acompanhar todas as instâncias que envolvem a realização cênica, fazendo as devidas ligações entre elas e, assim, estabelecendo uma espécie de rede. E, entre outros, esse é um dos importantes papéis que exerce esse profissional do teatro.
Confira também: Teatro como Profissão