O espetáculo PASSADO PRESENTE ZENTURO foi selecionado para se apresentar na 5ª edição do GITIS FEST – Internacional Festival, que será realizada em 2025, na capital Moscou. O projeto conjunto do Instituto Russo de Artes Teatrais – GITIS – e do Centro Teatral “Na Strastnom” dará à turma a oportunidade de, pela primeira vez, representar o Macu em um festival estudantil internacional!

Mas enquanto fica na expectativa desse grande momento, o coletivo tem acumulado experiências incríveis! Depois de sua estreia na 100ª Mostra Macunaíma de Teatro (07/2024), a turma já participou do encontro de outubro do Café Teatral e ficou em cartaz no Circuito Macu (10/2024), a fim de arrecadar fundos para a viagem à Rússia.  

 

O esforço e a união do coletivo

Além da arrecadação por meio da bilheteria, os esforços de custeio para a participação na 5ª edição do GITIS FEST renderam algumas festas. O sucesso da primeira, com o tema Zenturo: A Festa em 2441, levou o coletivo a organizar mais algumas celebrações, regadas por diferentes ritmos musicais. Ou seja, um empenho que é diversão!

Em decorrência também da união da turma, PASSADO PRESENTE ZENTURO tem “feito carreira”. E o espetáculo já foi apresentado no Festival de Teatro Profissionalizante de Barueri (07/11), na Fábrica de Cultura do Jaçanã (13/11) e no Festival Satyrianas, da Companhia de Teatro Os Satyros (15/11). 

 

O reconhecimento de um lindo trabalho

Vale ainda mencionar que, no Festival de Teatro Profissionalizante de Barueri, PASSADO PRESENTE ZENTURO levou o 3º lugar na categoria de Melhor Espetáculo e conquistou o 1º lugar de Melhor Cenografia. O elenco também teve seu trabalho reconhecido, por meio da indicação de Gabriel Roberto ao prêmio de Melhor Ator. 

Contudo, essa admirável trajetória do grupo e do espetáculo tem seus motivos. Orientada por André Haidamus, a turma que concluiu seus estudos no 1º semestre de 2024 foi pura dedicação e comprometimento. Tamanho envolvimento resultou num lindo trabalho cênico autoral, que muito orgulha o Macu!

 

Um processo de múltiplas e ricas ações

Portanto, vamos apresentar o caminho percorrido pela turma e as etapas de um potente e mobilizador processo de criação. Essa apresentação será dividida em duas partes, tendo em vista PASSADO PRESENTE ZENTURO ter sido construído por múltiplas e ricas ações. 

E para você que tem curiosidade de saber mais sobre o assunto, será sem dúvida uma chance de entender melhor como funcionam as aulas de teatro. Então, não deixe de continuar lendo este artigo e acompanhar nossa próxima postagem! 

 

A turma

A turma foi formada em 2022 no Curso Iniciantes e Preparação de Atores e Atrizes 1 (PA1). De lá pra cá, foram quatro semestres de pesquisa sobre o Sistema Stanislávski e montagens de espetáculos de diferentes autores e obras. 

Muitos encontros, desafios, sonhos e transformações marcaram a chegada ao PA5, quando o coletivo se viu provocado pelo tema: Travessia – Outras Ideias de Humanidade. E a inspiração para a construção das vivências e estudos da peça de formatura veio de As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, e de Marcha para Zentura, de Grace Passô. 

 

O início da caminhada: As referências 

Segundo Grace Passô, As Três Irmãs, de Anton Tchékhov foi uma importante referência para a criação de sua peça. E, na caminhada rumo a PASSADO PRESENTE ZENTURO, a turma iniciou seus estudos com a Análise Ativa do clássico da literatura russa. Ato por ato, os estudantes procuraram evidenciar em suas pesquisas as relações com o tempo e a memória. 

Como procedimento artístico-pedagógico, André Haidamus organizou um encontro com Priscilla Herrerias durante o mês de março. A pesquisadora, que defendeu seu mestrado em 2011 sobre os problemas de comunicação na poética de Anton Tchékhov, participou de um bate papo no Macu sobre os principais assuntos de As Três Irmãs. 

Essa é a etapa que chamamos “aproximação da obra”. Mas ainda muitas outras restam ser apresentadas, como a abertura de processo, o retiro feito pelo grupo, o estudo de campo… Ficou interessado no que revelamos do início dessa caminhada? Gostou de conhecer a carreira do espetáculo após sua estreia no Macu? Então, passe para o próximo artigo e entenda essa trajetória de sucesso!

 

0 Comentários

Cancel