Teatro Escola Macunaíma on ago 14, 2024
Estamos sempre falando do Sistema Stanislavski, os conceitos que o compõem e algumas das técnicas de trabalho, como o étude e o método de ações físicas. Afinal, o Macunaíma aborda sua metodologia de ensino orientada profundamente no Sistema Stanislávski para a formação de atriz e atores. Entretanto, nós nunca respondemos à seguinte pergunta: o que é o Sistema Stanislavski?
Sem dúvida, é muito difícil defini-lo em algumas linhas. Porém, vamos esclarecer, pelo menos, alguns dos aspectos mais complexos do Sistema.
O Sistema Stanislavski é considerado um sistema por sua natureza interconectada e orgânica, diferenciando-se de um método convencional. Enquanto um método segue uma cronologia predefinida de conceitos sequenciais, um sistema integra todos os elementos de forma simultânea, sem uma ordem estabelecida.
Konstantin Stanislavski desenvolveu um conjunto abrangente de conceitos, princípios e técnicas interligados que visam aprimorar a performance do ator, tornando-a mais verdadeira e emocionalmente envolvente. Ou como ele costumava falar do seu desejo da encenação viva do espírito humano nos palcos.
Ele dedicou-se a sistematizar suas ideias sobre a atuação, observando atentamente a própria natureza humana no trabalho criativo, tanto seu quanto de outros atores, durante o processo de atuação. Stanislavski não acreditava que tinha inventado algo completamente novo, mas sim que estava sistematizando e refinando técnicas e abordagens da própria observação da natureza humana.
Além disso, é importante notar que o Sistema Stanislavski é visto como um trabalho em processo, sempre aberto a novas adições e ajustes. Isso reflete a natureza dinâmica evolutiva do seu Sistema.
Por meio das pesquisas que desenvolveu ao longo de sua vida, Stanislavski chegou a uma conclusão: de que “corpo, mente e alma não podem caminhar separados” quando se trata da arte da atuação.
Essa integração, que também podemos chamar de estado psicofísico, é um dos princípios do Sistema. Stanislavski acreditava que a atuação não deveria ser uma representação, mas sim um processo em que o ator vivencia os estados psicofísicos da personagem.
Para alcançar esse estado psicofísico, Stanislavski propôs várias técnicas. Essa abordagem psicofísica visa não apenas a autenticidade viva da performance, mas também que a atuação seja uma experiência transformadora, tanto para o ator quanto para o público.
O Sistema promove, em primeiro lugar, a transformação da atriz e do ator que vai além do simples aprimoramento técnico. Promove um profundo conhecimento de si mesmo e do outro.
O ator ou a atriz, para Stanislavski, é, acima de tudo, um ser ético. E é em acordo com a questão ética que Stanislavski constrói todo o seu Sistema. Assim, todas as relações que o Sistema pressupõe, do ator ou da atriz consigo mesmo(a), com o outro ou o mundo, são pautadas pela ética.
Por isso, ainda sempre ressaltamos o caráter humano do Sistema Stanislavski. Pois é por meio de uma postura ética e da transformação de nós mesmos frente ao trabalho de vivência que temos o poder de transformar o mundo ao nosso redor.
De acordo com o professor russo Sergei Tcherkasski PhD, DSc Diretor do estúdio de atuação Russian State Institute of Performing Arts – St. Petersburg State Theatre Arts Academy, estabelecido em 1779; em palestra concedida ao Café Teatral sobre os 100 anos do Sistema Stanislavski no Teatro Escola Macunaíma, sempre que se fala em treinamento de atores, é inevitável mencionar Stanislavski, e isso se deve a uma razão fundamental: ele revolucionou a forma como os atores são treinados.
Enquanto métodos anteriores estavam fortemente ligados a estilos e tipos específicos de teatro, Stanislavski foi o primeiro diretor na história da atuação a dissociar o trabalho do ator de um tipo específico de teatro.
Todos os autores e diretores de teatro anteriores estavam ligados a um tipo específico de teatro. Aristóteles, por exemplo, tentou buscar as leis do teatro para o seu teatro grego. Na Comédia Dell’art, por exemplo, tentou buscar atores que eram necessários para aquele tipo de teatro. Da mesma forma como o teatro Elisabetano de Shakespeare.
Ele inverte a pergunta e coloca de outra maneira: “Aqui a gente tem uma máquina de músculos, sangue, veias. Como que isso vai funcionar numa situação não natural, como no palco? Não natural, porque quando vocês estão no palco com muitas pessoas te observando, nossas atividades naturais tendem a ficar paralisadas. Então, quais são as leis da natureza? As leis da psicologia e da fisiologia, que precisam ser absorvidas, para fazer com que os atores fiquem livres, inspirados, ou como Stanislavski, diz: “Em um estado criativo da mente e do corpo”. Essa foi uma abordagem inovadora!”
Ao reconhecer que os atores enfrentam desafios únicos ao se apresentarem no palco, Stanislavski buscou explorar as interações complexas entre mente e corpo, bem como as nuances da psicologia humana. Ele desenvolveu um Sistema que permitia aos atores mergulharem nas profundezas de seus personagens, tornando suas performances mais autênticas e emocionalmente ressonantes.
Portanto, é compreensível por que o nome de Stanislavski está sempre ligado as melhores escolas de atores do mundo. Sua abordagem pioneira e inovadora transformou não apenas a forma como os atores são treinados, mas também como o público experimenta e se conecta com o teatro. Ele deixou um legado duradouro que continua a inspirar e influenciar gerações de artistas e diretores.
Ainda de acordo com Sergei, os treinamentos artísticos de atores, podem ser desenvolvidos em dois territórios muito claros:
1- Aqueles que se interessam em estudar as leis da natureza, filosofia, fisiologia, psicologia e até mesmo ciências neurológicas, seguindo os passos de grandes mestres como Stanislavski, Strimberg, Tchaikov, Stella Adler, Sanford Meisner e Nicola Adnidaf.
2- E há outro tipo de teatro que se preocupa mais em preservar um estilo específico de atuação.
Por isso, é importante esquecer de uma vez por todas a ideia de que “Stanislavski estuda apenas o teatro realista”. Este é um dos maiores erros que se perpetuou ao longo dos anos em todo o mundo. E isso não é culpa nem responsabilidade dos pesquisadores e críticos teatrais.
Durante todo o século XX, os livros da União Soviética eram estimulados pelo governo a reduzir todos os tipos de teatro ao realismo. Nenhum tipo de ditadura aprecia um estilo que não seja realista, pois o teatro realista é mais fácil de ser censurado, com sugestões no texto e remoção de frases consideradas “perigosas”.
No tipo de teatro imaginativo, os símbolos do comportamento, falam mais do que as palavras. E isso nem sempre é positivo para o governo autoritário. É por isso que na União Soviética propagou propositalmente o Teatro de Stanislavski como sendo específico para o realismo. Este é um grande erro que ainda perdura.
O desenvolvimento do Sistema Stanislavski foi profundamente influenciado pela compreensão das emoções humanas e sua aplicação no palco. Foi observado pelo psicólogo francês Ribbo que os seres humanos têm a capacidade de lembrar emoções diretamente, o que despertou o interesse de Stanislavski, dada a importância das emoções na atuação teatral.
Inicialmente, Stanislavski instruía os atores a lembrarem de eventos pessoais semelhantes aos de seus personagens antes de entrar em cena, na tentativa de “evocar” emoções autênticas. Embora essa abordagem tenha sido eficaz para muitos atores, alguns perceberam que as memórias emocionais começaram a desvanecer após várias apresentações, o que os deixou desanimados.
Diante dessa descoberta, Stanislavski direcionou sua atenção para algo mais tangível: ações físicas que mais tarde ficou conhecido como o método de Ações Físicas. Ele percebeu que, ao repetir as ações físicas relacionadas às emoções do personagem, as vivências emocionais retornavam naturalmente. Por exemplo, ao tentar abrir uma garrafa, a frustração pode surgir simplesmente devido à ação física realizada. Essa abordagem representou uma nova perspectiva em relação ao uso da memória emotiva, oferecendo uma maneira mais concreta de acessar as emoções no palco. A genialidade da descoberta foi que por meio de ações conscientes seria possível acessar o inconsciente.
Stanislavski enfatizou que não se trata apenas de ação física, mas de ação psicofísica, na qual os cinco sentidos devem estar unidos em uma atividade emocional dos movimentos psicofísicos. Ele desenvolveu exercícios para treinar os cinco sentidos, buscando antecipar as ações por meio dos sentidos, uma prática que evoluiu ao longo dos anos e hoje é conhecida como Exercícios de Memória dos Cinco Sentidos e Ações. Esses exercícios se tornaram parte integrante do Sistema Stanislavski, proporcionando aos atores uma base sólida para explorar a profundidade emocional de seus personagens no palco.
O Sistema Stanislavski começou a se espalhar pelo mundo através do teatro americano. Em 1923/4, o Teatro de Arte de Moscou esteve em Nova York, apresentando 450 performances em 12 meses, o que equivale a cerca de 8 sessões de peça por dia.
Essa presença do Teatro de Arte de Moscou nos Estados Unidos mudou a história do teatro no país, que até então estava em seus primórdios e carecia de uma formação sólida de atores.
Os britânicos e franceses, que já possuíam uma longa tradição teatral e treinamento de atores, inicialmente rejeitaram as ideias de Stanislavski. As ideias de Stanislavski, portanto, se espalharam pelo mundo através do teatro americano.
Isso explica por que os livros de Stanislavski foram inicialmente escritos em inglês, não em russo, como uma condição contratual durante sua estadia em Nova York. Essa também é a razão pela qual muitos acreditam erroneamente que o teatro de Stanislavski se limita ao realismo.
Stanislavski começou sua jornada como um ator amador, mas sua vida tomou um rumo completamente novo quando ele e Niemirovitch-Dantchenko (1858–1943) fundaram o Teatro de Arte de Moscou, há 125 anos atrás, em 1898. Essa iniciativa marcou o surgimento da primeira companhia teatral permanente na Rússia, com um repertório rotativo que permitia que as produções fossem apresentadas ao longo de anos. Foi nesse ambiente que Stanislavski começou a questionar sua abordagem como diretor e ator.
Em 1902, Stanislavski expressou seu desejo de criar uma gramática da atuação. Embora já tivesse encontrado algumas referências sobre atuação em livros ocasionais, foi em 1906 que sua visão realmente mudou. Durante uma turnê na Alemanha, enquanto interpretava o papel principal na peça “Doctor Stocknor”, Stanislavski percebeu que estava mais preocupado com questões administrativas do que com as situações da peça. Apesar dos elogios e do reconhecimento como o melhor ator da Europa, Stanislavski se sentiu perturbado por não estar genuinamente conectado com seu trabalho.
Após essa experiência, Stanislavski se viu determinado a abandonar a atuação. No entanto, durante um período de férias, encontrou tempo para refletir sobre sua abordagem.
Em momentos de solidão, ele começou a escrever sobre seus pensamentos sobre atuação, originando um pensamento ético profundo sobre a arte de representar. Essa reflexão marcou o início do desenvolvimento do Sistema Stanislavski, que se tornaria um o método mais influentes e amplamente adotado na formação de atores em todo o mundo.
A paixão pela arte da atuação nos move e inspira. No Teatro Escola Macunaíma, cultivamos essa paixão, guiando aspirantes a atores e atrizes na jornada pelo mundo do teatro. Com uma metodologia baseada profundamente no Sistema Stanislávski, oferecemos cursos que não apenas aprimoram as habilidades técnicas, mas também contribuem para o crescimento pessoal e a transformação dos alunos.
Se você sente o chamado do palco e deseja embarcar na aventura, conheça nossos cursos e faça parte do Teatro Escola Macunaíma. Junte-se a nós e comece sua transformação artística e pessoal!
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