Primeiramente, em comemoração aos 50 anos do Macu, continuamos a partilhar as investigações e contribuições realizadas pela Ação Diálogo com a Comunidade. Neste artigo, destacamos as atividades e descobertas das Unidades Macu Pinheiros e Campinas, enfatizando a importância da conexão e colaboração com a comunidade local.

Unidade Macu Pinheiros e a Escola de Arte Dramática da USP

A princípio, uma turma de PA4 da Unidade Macu Pinheiros elegeu como objeto de pesquisa a Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo.  Fundada como uma das primeiras escolas de formação de atores e atrizes no Brasil, a EAD tem uma história entrelaçada com o Teatro Escola Macunaíma.

Fundadores e a evolução do Macu

Sobretudo, em 1974, Myriam Muniz e Silvio Zilber, recém-formados pela EAD, fundaram o Centro de Estudos Macunaíma como resposta à repressão e censura vividas pelos artistas na época.

Ao passo que, nos anos 1980, sob a direção de Nissim Castiel, o centro adotou o nome Teatro Escola Macunaíma. Portanto, essa relação de proximidade entre a EAD e a Unidade Macu Pinheiros reflete a ideia de comunidade e colaboração.

Além disso, durante a visita, a turma do PA4 foi recebida por Bruno Fanin, ex-aluno do Macu e atual estudante da Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. Como resultado, este encontro proporcionou uma experiência única e memorável para todos os envolvidos.

Investigando a identidade Brasileira

O que é ser Brasileiro?

Além disso, outra turma da Unidade Macu Pinheiros saiu às ruas para explorar a questão da identidade brasileira, relacionada à pesquisa de sua montagem. E se propôs a bater um papo sobre o que é ser brasileiro com cada entrevistado. Perguntas sobre histórias de vida, migração e identidade pautaram as muitas conversas travadas.

Histórias de vida e poesia

Entre os entrevistados, destacou-se Osmar Afrisio, garçom e poeta do icônico bar Rei das Batidas,  localizado a poucos metros da Unidade Macu Pinheiros. E a curiosidade de alunos e alunas para saber mais sobre sua história foi tamanha, que duas turmas se juntaram para entrevistá-lo.

Além de ser o garçom mais antigo da casa, Osmar Afrisio, com 49 anos, trabalha no local desde os 12 anos, pouco depois da fundação do bar. Órfão de pai e mãe, ele foi adotado pelos donos do Rei das Batidas, onde construiu sua vida e, inclusive, conheceu muitas pessoas, que o ajudaram a publicar seus livros de poesia. 

Sua história tocou profundamente os alunos e alunas, proporcionando um aprendizado significativo sobre resiliência e arte.

Confira também: A importância da abertura de processos no processo criativo teatral.

Encontros memoráveis no Macu: Visita afetiva à unidade Macu Campinas

Por outro lado, os alunos e alunas da Unidade Macu Campinas convidaram moradores do entorno para uma “Visita Afetiva” à escola. Entre os entrevistados, estava o senhor Lino de Farias, vice-presidente da Associação dos Amigos do Bosque dos Jequitibás, que aceitou gentilmente o convite para prosear com a turma PA3.

Contudo, em 2019, o senhor Lino foi um dos que lutou contra o fechamento do Bosque dos Jequitibás, localizado ao lado da Unidade Macu Campinas. Juntamente com outros moradores do entorno, ele protestou contra a decisão da prefeitura de fechar áreas públicas para a retenção de gastos, fundando a associação de que é vice-presidente.

Um acontecimento pedagógico

Por fim, além de estreitar laços com a comunidade, a conversa com o senhor Lino levou os alunos a refletirem sobre a importância das áreas verdes e as relações de convivência social em uma cidade urbanizada como Campinas. Dessa forma, essa experiência reforçou a importância do engajamento comunitário e a preservação do meio ambiente.

A Ação Diálogo com a Comunidade, parte das comemorações do Macu 50 Anos, destacou-se como um momento pedagógico significativo, rompendo os muros da escola e ampliando a verdadeira comunidade Macu. Nesse sentido, as investigações e encontros realizados pelas Unidades Macu demonstraram o poder transformador da arte e da educação em fortalecer laços comunitários e promover um aprendizado profundo e significativo.

Leia também:  A importante atuação do MST nas comemorações de 50 anos do Macu.

0 Comentários

Cancel