Teatro Escola Macunaíma on jul 31, 2023
Antes de mais nada, chegamos à tão esperada vigésima primeira edição do Caderno de Registro Macu! Uma publicação semestral do Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem.
Desde 2012, esta publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada pelos professores, professoras, alunos e alunas da escola. Além disso, o Caderno de Registro também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.
Sobretudo, a vigésima primeira edição do Caderno de Registro Macu abre com a seção Arte & Vida. Além do mais, esse foi o tema que orientou artística e pedagogicamente os processos criativos do 1º semestre de 2022. E foi proposto com o objetivo de se pensar o Sistema Stanislávski como meio para manter as relações vivas.
Sobretudo, a seção traz a fala transcrita e editada do professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo Pedro Cesarino. Intitulada “A interrelação cultural”, ela foi determinante para as pesquisas docentes e discentes enquanto um encaminhamento para a abordagem temática.
Por isso, a seção pública também o artigo da professora Camila Andrade, “Não tem mais volta”, que estabelece um diálogo direto com a fala de Pedro Cesarino. E é complementado pelo texto de Jorge Peloso, “Construindo a Casa de Fayola”, que trata do teatro negro na luta por território e memória.
Leia também: Ser pedagogo”: A referência essencial de estudo
Em primeiro lugar, atendendo ao interesse cada vez maior de nossos alunos e alunas nessa área de atuação, a vigésima primeira edição do Caderno de Registro Macu apresenta o Especial dublagem. Os artigos que o compõem procuram evidenciar as particularidades da interpretação do ator ou da atriz nesse campo profissional.
No entanto, com a exceção do artigo “Dicas não óbvias para aspirantes a dublador(a)”, de Amanda Moreira, todas as demais colaborações são de ex-alunos do Macu que trabalham atualmente com dublagem. Entre eles: Henrique Reis e Reinaldo Rodriguez, além dos depoimentos de Giovanni Mamede e Suellen Targino.
Ainda assim, a seção Em processo documenta as investigações em torno do enunciado Arte & vida: O Sistema Stanislávski como meio para manter as relações vivas. Todavia, faz isso por meio do registro de texto visual das pesquisas de uma turma noturna de PA3 da Unidade Barra Funda orientada pelo professor André Haidamus.
Já a seção Minha vida na arte, inspirada na autobiografia de Konstantin Stanislávski, presta sua homenagem a Milton Gonçalves. Para tanto, o jornalista Antonio Carlos Quinto fala sobre a versatilidade de seu trabalho no teatro, televisão e cinema.
Agora, todas as edições do Caderno de Registro Macu estão disponíveis no site da escola. E podem ser baixadas gratuitamente, acesse o site da escola em macunaima.com.br/#publicacoes-cientificas e faça o download. Não deixe de conferir! E boa leitura!