Teatro Escola Macunaíma on out 13, 2022
Chegamos à vigésima edição do Caderno de Registro Macu! Uma publicação semestral do Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem.
Desde 2012, esta publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada pelos professores, professoras, alunos e alunas da escola. Além disso, o Caderno de Registro também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.
Sobretudo, a edição recém-lançada traz o Dossiê O Desejo pela Vida, que documenta nossa investigação do 2º semestre de 2021 sobre a concepção de Verdade para Stanislávski. Nesse sentido, Elena Vássina, professora do Curso das Letras Russas da FFLCH / USP, aborda diretamente o assunto. Além disso, sua fala durante a Semana de Planejamento do Macu, “A Criação Deve Conter Alegria”, foi transcrita e editada especialmente para esta publicação.
Todavia, o tema de investigação que orientou os processos artístico-pedagógicos do 2º semestre de 2021 também contou com quatro verbos disparadores: Olhar, Inspirar, Encantar, Caminhar. Portanto, o Dossiê é ainda composto por uma série de relatos com foco no encantamento por Stanislávski e seu Sistema. Por meio da questão “Por que se encantar por Stanislávski?”, o corpo docente do Macunaíma revela seus olhares, inspirações e caminhos.
A princípio, os artigos da seção Mitos e Verdades procuram discutir a redução do Sistema de Stanislávski a uma determinada estética. Esse é o foco da contribuição de Martha Dias da Cruz Leite, professora em Artes Cênicas da UEM: “Isso ainda serve para alguma coisa?”
Ainda mais, alinhado a esse debate, o artigo “Stanislávski em 1927: O Melodrama no Império dos Sovietes” explora as experiências do mestre russo com o gênero. Tal qual, o artigo é fruto das pesquisas de Robson Corrêa de Camargo, idealizador e fundador do Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da UFG.
Na seção Em Pesquisa, Daniela S. Terehoff Merino, doutora em Letras pela USP, apresenta e analisa a experiência do Primeiro Estúdio do TAM. “Lições sobre sonho, utopia artística, vida e arte” procura difundir a riquíssima pesquisa de doutorado da autora, a partir de um recorte de sua principal matéria de estudo.
A seção Café Teatral busca registrar os encontros extracurriculares produzidos pelo Macu e organizados pela professora mestra Marcia Azevedo. Colaboraram para essa edição do Caderno de Registro Macu as atrizes d’As Meninas do Conto, que participaram do bate-papo em novembro de 2021.
Escrito por três integrantes do coletivo, o artigo “Inspirar, Encantar, Caminhar – A Trajetória do Grupo As Meninas do Conto” trata do trabalho de anos das atrizes. Entremeado por histórias por elas contadas, o texto reflete a linguagem que elas adotaram em sua própria forma. E ainda destaca a importância das políticas públicas de fomento à arte para a existência do grupo.
Leia mais conteúdos em: Blog do Teatro Escola Macunaíma
Não deixe de conferir!