Participe do Encontro de Pesquisas do Macu – Acompanhe as reflexões e compartilhamentos das descobertas em uma experiência coletiva. Não perca este evento enriquecedor e fique atento para mais informações em breve!

Encontro de Pesquisas: O sistema de Raízes e Descendência

Antes de mais nada, no mês de junho no Macu, serão realizados os eventos chamados Encontro de Pesquisas, que propõem uma partilha das construções artístico-pedagógicas de cada processo. A ideia desses eventos é, portanto, revelar as investigações em torno do tema deste semestre: O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências.

Como o título sugere, esse tema oportunizou a revisitação das pesquisas de alguns continuadores de Stanislávski. Ao mesmo tempo em que possibilitou pensarmos em nosso próprio caminho para a continuação e atualização dessa tradição.

A provocação inicial: Explorando as raízes do sistema de Stanislávski

A princípio , todos os professores e professoras guiaram-se pela questão: Como nossas raízes do sistema de Stanislávski podem criar nossa expressão hoje? E, a partir dessa provocação inicial, cada um(a) escolheu um dos diretores-pedagogos que dá sequência ao legado de Stanislávski na atualidade, entre alguns nomes pré-selecionados.

Essa pré-seleção foi feita em função dos pesquisadores que ajudaram na construção do projeto artístico-pedagógico do Macu. E entre esses nomes estão: Serguey Zemtsov, Jurij Alshitz, Alejandro Puche e Nair D’Agostine. 

Para uma brevíssima apresentação de cada um, Serguei Zemtsov é diretor-pedagogo da Escola de Arte Dramática do Teatro de Arte de Moscou (TAM), e Jurij Alshitz, diretor artístico da European Association for Theatre Culture e do World Theatre Training Institute AKT-ZENT/ITI.

Alejandro Puche formou-se no GITIS, Instituto Russo de Arte Teatral, e é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Valle, na Colômbia. Já Nair D’Agostini possui pós-graduação pelo Instituto Estatal de Teatro, Música e Cinema de Leningrado (LGITMIK) e é professora aposentada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

O processo investigativo: Explorando as abordagens dos diretores-pedagogos escolhidos

Sobretudo, ao longo do semestre, cada professor ou professora investigou na concretude da sala de aula a abordagem do diretor-pedagogo escolhido. E produziu junto de sua turma, o registro desse processo, se utilizando de múltiplas linguagens.

Nesse sentido, as reuniões pedagógicas contribuíram muito para o aprofundamento de cada percurso. E isso porque, nelas, professores e professoras com uma mesma escolha puderam refletir sobre o fio condutor que a liga a Stanislávski.

Além disso, as reflexões de cada grupo também foram partilhadas com corpo docente do Macu, por meio de dinâmicas teórico-práticas. Contudo, esse foi um modo encontrado pela coordenação pedagógica da escola de tornar coletiva as buscas de cada professor ou professora.

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O encontro: Apresentação da Documentação Pedagógica e reflexões finais

Em primeiro lugar, nos encontros, serão apresentados os registros de cada processo, a que chamamos Documentação Pedagógica. E o coordenador ou coordenadora de cada turma será responsável por partilhar sua documentação com as demais. Todavia, no final das apresentações, alunos e alunas finalizaram com as reflexões suscitadas pelas partilhas.

Dessa forma, serão realizados dois dias de trocas, que ocuparão diferentes espaços, divididos pelo diretor-pedagogo em investigação. Ainda mais, o Encontro de Pesquisas inclui ainda as turmas online e a unidade Campinas do Macu. 

O Encontro de Pesquisas do Macu representa um momento valioso de aprendizado, colaboração e descoberta, onde professores, professoras e alunos se unem para explorar e compartilhar suas experiências no campo das artes cênicas. Em breve, será divulgada uma síntese do evento para aqueles que aguardam ansiosamente por mais informações. Aguarde!

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