Teatro Escola Macunaíma on jun 19, 2023
Participe do Encontro de Pesquisas do Macu – Acompanhe as reflexões e compartilhamentos das descobertas em uma experiência coletiva. Não perca este evento enriquecedor e fique atento para mais informações em breve!
Antes de mais nada, no mês de junho no Macu, serão realizados os eventos chamados Encontro de Pesquisas, que propõem uma partilha das construções artístico-pedagógicas de cada processo. A ideia desses eventos é, portanto, revelar as investigações em torno do tema deste semestre: O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências.
Como o título sugere, esse tema oportunizou a revisitação das pesquisas de alguns continuadores de Stanislávski. Ao mesmo tempo em que possibilitou pensarmos em nosso próprio caminho para a continuação e atualização dessa tradição.
A princípio , todos os professores e professoras guiaram-se pela questão: Como nossas raízes do sistema de Stanislávski podem criar nossa expressão hoje? E, a partir dessa provocação inicial, cada um(a) escolheu um dos diretores-pedagogos que dá sequência ao legado de Stanislávski na atualidade, entre alguns nomes pré-selecionados.
Essa pré-seleção foi feita em função dos pesquisadores que ajudaram na construção do projeto artístico-pedagógico do Macu. E entre esses nomes estão: Serguey Zemtsov, Jurij Alshitz, Alejandro Puche e Nair D’Agostine.
Para uma brevíssima apresentação de cada um, Serguei Zemtsov é diretor-pedagogo da Escola de Arte Dramática do Teatro de Arte de Moscou (TAM), e Jurij Alshitz, diretor artístico da European Association for Theatre Culture e do World Theatre Training Institute AKT-ZENT/ITI.
Alejandro Puche formou-se no GITIS, Instituto Russo de Arte Teatral, e é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Valle, na Colômbia. Já Nair D’Agostini possui pós-graduação pelo Instituto Estatal de Teatro, Música e Cinema de Leningrado (LGITMIK) e é professora aposentada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Sobretudo, ao longo do semestre, cada professor ou professora investigou na concretude da sala de aula a abordagem do diretor-pedagogo escolhido. E produziu junto de sua turma, o registro desse processo, se utilizando de múltiplas linguagens.
Nesse sentido, as reuniões pedagógicas contribuíram muito para o aprofundamento de cada percurso. E isso porque, nelas, professores e professoras com uma mesma escolha puderam refletir sobre o fio condutor que a liga a Stanislávski.
Além disso, as reflexões de cada grupo também foram partilhadas com corpo docente do Macu, por meio de dinâmicas teórico-práticas. Contudo, esse foi um modo encontrado pela coordenação pedagógica da escola de tornar coletiva as buscas de cada professor ou professora.
Leia também: “Ser pedagogo” a referência essencial de estudo
Em primeiro lugar, nos encontros, serão apresentados os registros de cada processo, a que chamamos Documentação Pedagógica. E o coordenador ou coordenadora de cada turma será responsável por partilhar sua documentação com as demais. Todavia, no final das apresentações, alunos e alunas finalizaram com as reflexões suscitadas pelas partilhas.
Dessa forma, serão realizados dois dias de trocas, que ocuparão diferentes espaços, divididos pelo diretor-pedagogo em investigação. Ainda mais, o Encontro de Pesquisas inclui ainda as turmas online e a unidade Campinas do Macu.
O Encontro de Pesquisas do Macu representa um momento valioso de aprendizado, colaboração e descoberta, onde professores, professoras e alunos se unem para explorar e compartilhar suas experiências no campo das artes cênicas. Em breve, será divulgada uma síntese do evento para aqueles que aguardam ansiosamente por mais informações. Aguarde!