Antes de mais nada, o Café Teatral de agosto foi especialmente memorável! Com a participação de Marcia Azevedo, organizadora dos encontros, o evento contou com o lançamento do livro “Imaginação Criativa: Teorias e Práticas Cênicas em uma Jornada Pedagógica” (Dialética, 2024).

Além disso, para enriquecer ainda mais, o encontro contou com a participação de Luane Araújo, que também apresentou o seu livro recém-publicado “Vozes das Autoras do Teatro Contemporâneo” (Caravana, 2024).

Imaginação criativa: Teorias e práticas cênicas

O Macu foi não só inspiração, como também objeto de experimentação para as reflexões registradas no livro da professora mestra Marcia Azevedo. Tendo como ponto de interesse e de partida o conceito de imaginação, a autora buscou evidenciar a sua importância nos processos criativos.

Para tanto, Marcia Azevedo analisou o papel da imaginação na formação profissional de estudantes de teatro. Assim como desvendou alguns caminhos para potencializá-la oferecendo pistas de como ela pode ser provocada em sala de aula.

O Macu como campo de pesquisa para a imaginação

Inspirada pela concepção de imaginação de Konstantin Stanislávski, Marcia Azevedo realizou práticas com três turmas do Macu, em diferentes estágios de aprendizado. Dessa forma, tanto iniciantes quanto atores/atrizes em fase avançada de construção de personagens foram contemplados. Entre os métodos analisados estão jogos dramáticos, treinamentos, vivências e construção de cenas, todos com o propósito de fomentar a imaginação.

Vozes das mulheres: Narrativas e representações femininas no teatro

Em “Vozes das Autoras do Teatro Contemporâneo”, Luane Araújo entrevistou 18 dramaturgas (10 no Brasil e 8 na França, onde viveu por seis anos e se tornou mestre em Estudos de Gênero pela Université d’Angers). Com essas entrevistas, Luane analisou as ideias e estratégias de trabalho das dramaturgas para entender como o pensamento feminino expandiu-se no teatro contemporâneo. Ela aborda como as vozes femininas têm modificado a linguagem teatral atual, gerando novas narrativas e representações.

Tudo junto e misturado: Reflexões sobre a nova geração do teatro feminino

O encontro do Café Teatral de agosto, intitulado “Tudo Junto e Misturado”, propiciou uma colaboração enriquecedora entre Marcia Azevedo e Luane Araújo. A parceria fortaleceu o debate proposto em suas obras, dando destaque a uma nova geração de mulheres que escreve para e sobre o teatro.

“Vozes das Autoras do Teatro Contemporâneo” é leitura indispensável para quem se interessa pelo teatro atual, e “Imaginação Criativa” é essencial para estudantes e aprendizes das Artes Cênicas. Ambas as obras demonstram a força e originalidade do pensamento feminino sobre a cena teatral contemporânea.

Confira também: Inovação e autonomia: José Pacheco no novo projeto do Macu

0 Comentários

Cancel