Teatro Escola Macunaíma on set 6, 2023
Além de certas vivências já aqui relatadas, a Semana de Planejamento Macu foi marcada também por algumas palestras. Como de costume, essas atividades são uma forma de ampliar os conhecimentos da equipe Macu sobre o tema de investigação do novo período letivo.
Sendo assim, o enunciado que irá orientar artística e pedagogicamente as pesquisas do 2º semestre de 2023 é “O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações”, abordado de diferentes perspectivas nas palestras de Patrícia D’Elboux Rodrigues e Luciano Mendes de Jesus.
Além do mais, Patrícia é psicóloga e mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especializando-se em orientação psicanalítica pela Université René Descartes-Sorbonne.
Ainda mais, nas Universidades Cruzeiro do Sul, Anhembi Morumbi e Paulista, além de professora, foi também supervisora de estágio em Psicologia.Sobretudo, psicóloga da Vara da Infância e Juventude, ela atua na avaliação de crianças, adolescentes e famílias envolvidas em medidas jurídicas.
Nesse sentido, tem publicado o livro “A Provisoriedade do Abrigo e a Produção de Afetos” (Appris, 2015). Obra que é fruto de sua pesquisa de mestrado concluída em 2012 na PUC-SP e realizada junto aos Serviços de Acolhimento da região sul de São Paulo.
A princípio, durante sua palestra, Patrícia questionou o abandono dos rituais familiares na sociedade atual. Ela destacou a importância desses momentos aparentemente casuais, como almoços e jantares em família, que costumavam ser oportunidades valiosas para a troca de histórias e experiências. Esses rituais desempenhavam um papel fundamental na preservação de memórias familiares e coletivas.
Com isso, o hábito de parar e ouvir as histórias, principalmente dos mais velhos, também têm se tornado raro. O que, por sua vez, acarreta uma série de implicações para a acumulação de memórias não só familiares, mas coletivas.
Esses rituais, inclusive, contribuíam grandemente para a formação dos mais novos. E isso porque as próprias narrativas e exemplo, muitas vezes, dispensavam alguns ensinamentos que hoje precisam ser verbalizados enquanto tais.
Leia também: Kariri – Xocó: Explorando o sagrado e a poética da criação
Em primeiro lugar, Luciano é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas e formando em percussão pela Escola de Música do Estado de São Paulo. Além disso, também fez parte da equipe Open Program do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards em Pontedera, Itália, entre 2012 e 2015.
Atualmente, Luciano está realizando seu doutorado em Artes Cênicas e possui um mestrado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde sua pesquisa se concentrou no percurso artístico de Jerzy Grotowski e nas criações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.
Nesse sentido, na palestra de Luciano, ele explorou a ideia de um projeto de investigação artística de longa duração, denominado “continuum Grotowski-Workcenter”. Esse projeto envolve a constante elaboração de princípios para o estudo e a expressão das capacidades humanas.
Todavia, interessa ao autor, destacar o lugar do som e da escuta em uma situação performativa organizada. E, em se tratando do pensamento e prática do teatrólogo polonês, essa situação alterna entre o teatro enquanto arte para apresentação e o ritual ou a arte como veículo.
No que se refere ao aspecto ritual da performance grotowskiana, Luciano destaca, por exemplo, o importante papel do ritmo. Esse, ligado à sonoridade, tem a função de intensificar os impulsos e, assim, conectar o artista ao momento presente.
A partir desses encontros, iniciamos agora o semestre, provocados por novos conhecimentos que serão reprocessados juntamente às turmas. Mas esse é só o começo das investigações em torno do tema “O Rito e o Sagrado na Poética da Criação e das Relações”.
Ao longo dessa trajetória, muitas serão as descobertas a serem partilhadas aqui! Então, não deixe de acompanhar o caminho de pesquisa da equipe Macu!