Teatro Escola Macunaíma on maio 24, 2022
Além de professora, Laura Lucci foi uma grande contribuidora para as pesquisas do Macunaíma. Ao longo de sua história, muitas pessoas ajudaram a construir a escola, seja como suas práticas em sala de aula, assim como, investigações sobre o Sistema Stanislávski, projetos extracurriculares etc. Porém, algumas delas foram especialmente significativas e importantes, como Laura.
Primeiramente, nascida em Piracicaba, em 18 de abril de 1970, Laura passou a infância em sua terra natal, em Pirassununga e também São Paulo. Durante o ano de 1978, aos 8 anos de idade, morou nos Estados Unidos, e na adolescência, em 1984, na Inglaterra. Em 1998, entrou na Universidade de São Paulo para cursar Artes Cênicas, se especializando em Interpretação Teatral. Formou-se em 1991 e posteriormente, se tornou professora do Macunaíma, em 1995.
Assim como, sempre a fascinaram os aspectos da teatralidade que envolvessem a expressividade corporal de atores e atrizes, Laura ainda assim, seguiu essa trilha em suas formações complementares. Em 1996, muda-se para Londres, a fim de estudar na Desmond Jones Escola de Mímica e Teatro Físico.
Discípulo de Etienne Decroux, Desmond Jones se dedicou ao ensino e performance da mímica. Sua escola, já encerrada, atendeu alunos e alunas de mais de cinquenta países. Denise Stoklos, uma das principais atrizes brasileiras, foi uma das primeiras alunas de Desmond Jones.
Essa experiência despertou em Laura a admiração pela técnica criada por Etienne Decroux e o interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o “pai da mímica moderna”, como é considerado. E, no ano seguinte, em 1997, volta a Londres para estudar na Escola Internacional de Mímica Corporal, antes conhecida como Escola de Mímica Corporal Dramática.
Steven Wasson e Corinne Soum foram os últimos assistentes de Etienne Decroux e professores de Laura na Escola Internacional. E lhe ensinaram não só a técnica de Decroux, como sua perspectiva ética e política, e lhe proporcionaram a ampliação de seu repertório dramatúrgico corporal.
De volta ao Brasil, Laura assume para si duas tarefas: divulgar a Mimica Corporal de Etienne Decroux e decupar seus princípios de trabalho para o aperfeiçoamento de um corpo cênico. Em relação a esse último ponto, ela passou a experimentar, junto a seus alunos e alunas do Macunaíma nas aulas de Expressão Corporal, uma abordagem didática dos conhecimentos que havia adquirido.
Na tentativa de identificar tais princípios e transformá-los em procedimentos pedagógicos para atores e atrizes em formação, Laura encontrou seu caminho de pesquisa. Com isso, ela não só colaborou para a preparação dos alunos e alunas do Macu, como encontrou o objeto de investigação de seu mestrado.
Realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP e defendida em 2007, sua dissertação é intitulada O Corpo Cênico e a Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux: Reflexões Para Abordagens Contemporâneas. Contando não apenas com análises de suas próprias práticas, mas com contextualizações históricas e conceituais, seu trabalho merece destaque.
Laura Lucci foi uma professora
exemplar e uma atriz excepcional. Entre outros espetáculos, atuou com Denise
Fraga em A Alma Boa De Set-Sun, de Bertolt Brecht, em 2005, com direção
de Marco Antônio Braz, se apresentado no memorável Teatro Sérgio Cardoso. Seu nome
foi dado à
Escola Municipal Laura Kiehl Lucci,
em Piracicaba, que atende 236 crianças de 0 a 5 anos. E isso como
reconhecimento a sua militância em favor do ensino e das artes.
Falecida em 5 de abril de 2012, aos 41 anos, vitimada por um acidente automobilístico, Laura Lucci deixou um imenso legado. No Macunaíma, alguns professores e professoras foram seus alunos e alunas e a tem como grande mestra! E até hoje carregam um pouco de sua história!
Essa é uma singela homenagem de nossa escola a essa grande artista e professora que foi Laura Lucci! Que seu legado nunca seja esquecido e que sua trajetória seja para sempre festejada! Viva Laura Lucci!