Em abril, publicamos um artigo sobre a Ação Diálogo com a Comunidade, um projeto integrado às comemorações dos 50 anos do Macu. Estamos de volta para compartilhar os impactos das atividades educativas e artísticas realizadas em conjunto com a nossa vizinhança. Descubra os caminhos de pesquisa e as descobertas de nossos alunos e alunas!

A atuação do MST em Campos Elíseos

Recentemente, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra inaugurou um novo espaço do Armazém do Campo na Alameda Nothman. No entanto, a história do MST na região de Campos Elíseos é muito mais antiga e deu origem à primeira loja de produtos das famílias assentadas.

Conexões Educativas e Sociais

Além disso, uma turma de PA3, investigando uma peça de Bertolt Brecht, buscou conexões para promover um mundo mais justo e igualitário. Ainda mais, eles elegeram o novo espaço do Armazém do Campo como ponto de referência.

Sobretudo, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Galpão do MST e entrevistar um membro do Movimento há mais de 15 anos. Dessa experiência, surgiu a iniciativa de contribuir com arrecadações para o Rio Grande do Sul, transformando o Macu em um ponto de doação para os envios promovidos pelo MST.

Outros espaços e descobertas

Então, nas proximidades da Unidade Macu Barra Funda, muitos outros foram os lugares descobertos e os diálogos abertos com a comunidade. 

Contribuição Social e Comunitária

Assim como, a turma de PA2 conheceu a ONG Curumim, ajudou na limpeza da Comunidade Moinho e na distribuição de marmitas para pessoas em situação de rua.

Por outro lado, a turma de PA5, em uma pesquisa sobre o futuro do Brasil, visitou o Centro Temporário de Acolhimento Especial Para Idosos Morada São João, durante uma ação do grupo Anjos da Cidade. Lá, conheceram um residente fixo, o artista e jornalista criador do HQ Sesinho, que conversou com os alunos. 

MST: Caminhos de pesquisa e descobertas

As experiências, sem dúvida impactantes! E que foram reveladas em instalações artísticas, que ocuparam os espaços físicos de todas as unidades Macu (Barra Funda, Pinheiros e Campinas). Entre os dias 15 e 31 de maio, paredes, corredores e salas de aula se encheram de cores e texturas, com imagens cheias de vida. 

Esses momentos especiais permitiram que as turmas compartilhassem suas pesquisas e descobertas. Como resultado desse projeto, a escola ofereceu convites para a 100ª Mostra Macu de Teatro aos moradores da região, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo os laços entre a escola e os moradores.

Confira também: A importância da abertura de processos no processo criativo teatral

0 Comentários

Cancel