Teatro Escola Macunaíma on maio 14, 2019
Novamente, as notícias são sobre os alunos do Teatro Escola Macunaíma da Unidade Campinas, que veem se despontando entre os fazedores de teatro paulista e se destacando nas mostras e festivais de teatro do Estado de São Paulo.
Coletivo Mundaréu em Amparo
Em setembro de 2018, o Coletivo Mundaréu, constituído por uma turma de formandos da Unidade Macu Campinas, participou do Festival de Teatro de Jundiaí, o Festeju. O espetáculo, Aquilo Que Fica Guardado na Memória, que na ocasião recebeu diversos prêmios, volta a se apresentar na Casa do Teatro, na cidade de Amparo, no dia 08 de junho de 2019. Fruto de um processo criativo desenvolvido nas aulas de Interpretação Dramática, sob a responsabilidade do diretor-pedagogo Neto Barbosa, a peça do coletivo de alunos, que hoje se intitula Mundaréu, se estrutura a partir de cenas que se relacionam com o tema da memória, criadas a partir das experiências dos atores.
Companhia Âmago de Teatro em Atibaia
Já a Companhia Âmago de Teatro, que em abril deste ano foi selecionada para participar do 13° Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker, em Pirassununga-SP, se apresenta agora na cidade de Itatiba, na ATA Cultural, nos dias 18 e 19 de maio. A Companhia leva a cena O processo, uma adaptação do grupo da obra homônima de Franz Kafka, cujas investigações também foram coordenadas pelo diretor-pedagogo Neto. E, bem como Aquilo Que Fica Guardado na Memória, a pesquisa para a criação do espetáculo foi desenvolvida na disciplina Interpretação Dramática.
Mais uma vez, o Teatro Escola Macunaíma destaca as iniciativas dos alunos da Unidade de Campinas, não só por acreditar na potência da arte e do teatro, mas pela necessidade de descentralização da cultura. Por isso, nossa felicidade é grande em saber que nossos formandos alçam voo e conquistam seus espaços de atuação, movimentando a produção teatral do interior paulista.