Pela primeira vez no Brasil, Macu traz professores do GITIS para workshop inédito de atuação
A parceria entre o Macu e a escola russa de teatro de tradição stanislavskiana deu novos frutos! E trouxe, pela primeira vez no Brasil, professores do GITIS para um workshop inédito de atuação!
Para quem ainda não conhece, o que é o GITIS?
O famoso GITIS ou Instituto Russo de Artes Teatrais é a maior e mais antiga escola independente de teatro da Rússia. Fundado em 1878, ele oferece diversas disciplinas e une uma educação universitária tradicional a métodos inovadores e atualizados.
Herdeiro direto do Sistema de Stanislavski, o GITIS acolhe mais de 1.500 alunos de vários países. Entre seus mais conhecidos estudantes, está ninguém menos do que Jerzy Grotowski. Em 1956 Grotowski concluiu os estudos de pós-graduação no Departamento de Direção do GITIS, onde pesquisou os métodos de atuação de Stanislávski, Vakhtangov e Meyerhold.
Fica fácil, portanto, entender por que diversos alunos do GITIS redefiniram o cenário mundial das Artes Cênicas. Seus estudantes são preparados para enfrentar desafios contemporâneos, com produções regulares e colaborações internacionais, sendo um ponto de encontro dos artistas teatrais.
Os ministrantes
Entre os dias 1º e 6 de dezembro, o Macu apresentou um pouco dessa tradição para o público brasileiro e, especialmente, para atores e atrizes. Quem conduziu as atividades foi o próprio reitor do GITIS, Grigory Zaslavsky, acompanhado de uma equipe de professores da escola.
Além de graduado em Estudos Teatrais, Grigory Zaslavsky é PhD em Filologia. Iniciou sua carreira no jornalismo cultural em 1989, trabalhando em diversos meios. É cofundador do Helikon-Opera e também professor de história do teatro no GITIS. Foi membro do Conselho Público do Ministério da Cultura e da Câmara Pública da Federação Russa.
O workshop
Conduzido por Grigory Zaslavsky e sua equipe, o workshop “O Sistema Stanislávski no Século XXI” aconteceu em três salas de aula simultâneas. Com tradução direta do russo para o português, foram ministradas sessões práticas e teóricas que revelaram o processo de Análise Ativa de Stanislávski como trabalhado pelo GITIS na atualidade.
De 1º (domingo) até 06/12 (sexta), foram 6 dias intensos de atividades, das 09:00 às 17:30 horas. O workshop foi realizado na Unidade Macu Barra Funda, que fica na Rua Adolfo Gordo, 238, próximo à estação Marechal Deodoro do metrô.
Imperdível!
Quem não pode estar presente no workshop ainda teve a oportunidade de conhecer o GITIS! Pois, no dia 10 de dezembro, o Macu realizou uma palestra do reitor Grigori Zaslavsky sobre a vida e obra de Konstantin Stanislávski! E essa atividade foi gratuita e aberta a todos e todas os interessados!
Essa foi uma iniciativa inédita no Brasil! E, portanto, uma oportunidade imperdível! Mais uma vez o Macu investe na pesquisa sobre Konstantin Stanislávski e no aprimoramento da formação de atrizes e atores!