Teatro Escola Macunaíma on jun 30, 2017
O Sistema Stanislávski é a mais potente referência para atores, diretores e escolas de teatro do mundo inteiro. O teatro russo tornou-se uma espécie de meca para a arte teatral moderna. Desde os tempos das primeiras e arrebatadoras turnês internacionais do TAM (Teatro de Arte de Moscou), que consagraram o Sistema no exterior, até os dias atuais, um crescente número de pesquisadores teatrais vem desenvolvendo o Sistema no seu trabalho de pesquisa e preparação de atores. Da American Laboratory Theather (EUA), que se tornou uma das mais importantes escolas de arte dramática, a Actors Studio em Nova Yorque, as mais importantes de Londres, Paris e grandes capitais do mundo, todas têm como base os princípios do Sistema.
No entanto, muitos são os seus equívocos de interpretação no Brasil, e em grande parte isso se deve às traduções norte-americanas difundidas entre nós. Então: Por que o Sistema?
Em primeiro lugar, o Sistema apresenta-se como um treinamento para atores que independe de uma estética concebida enquanto obra artística. Ele é composto por uma série de elementos que funcionam como ferramentas para a leitura de um material dramatúrgico. Como Stanislávski costuma dizer, o Sistema configura-se como uma “gramática do ator”, que lhe proporciona um aprendizado para a interpretação de uma peça ou personagem. O Sistema tem por qualidade provocar uma contínua busca do ator.
Outro ponto a ser destacado é que, por meio dos elementos do Sistema, Stanislávski situa o teatro no campo da ação. Valorizando o caráter prático e improvisacional dos estudos cênicos, o Sistema fornece condições para uma criação espontânea e autêntica, que não se ancora no mimetismo de modelos de atuação ou na reprodução de clichês.
Além de provocar a imaginação e estimular a descoberta de novas potencialidades, o Sistema funciona como um guia essencial para o ator, que viabiliza a autonomia de seu aprendizado enquanto formação. Mas o que parece chamar mais a atenção é a simplicidade com que Stanislávski trata de temas complexos, como uma de suas definições para o oficio do ator: “dar vida ao espírito humano”.
Por isso, o Sistema apresenta-se como o mais potente método de preparação de atores, o que constatamos dia a dia na experiência com renomados diretores e escolas internacionais. Isto reafirma a nossa continuidade com a pesquisa sobre os seus elementos.
Stanislávski Entra em Cena no Macunaíma
O Macunaíma foi a primeira escola no Brasil a adotar oficialmente o Sistema. E ainda hoje, é uma das únicas. Desde a Perestroika, buscamos aprofundar o conhecimento no Sistema junto com o corpo docente.
Anos de reuniões e incontáveis horas de estudo e pesquisa com renomados discípulos da linhagem de Stanislávski, em diferentes períodos, fazem parte de nossa história. Ao longo das últimas quatro décadas, foram convidados para partilhar seus conhecimentos no Macu: Carlos Tamanine (Diretor Americano), David Herman (Diretor Inglês), Adgur Kove (Diretor Russo) e, mais recentemente, já tivemos acordo para enviar professores e alunos ao GITIS (Russian University of Theatre Arts). Também o professor Serguey Zemtsov do Moscow Art Theatre já esteve conosco por duas temporadas, além de Jurij Alchitz, diretor do AKT-ZENT de Berlim, e Alejandro Gonzales, professor da Universidade do Valle na Colômbia, que vieram compartilhar seus conhecimentos conosco. E mais recentemente, o Macunaíma se torna parceiro oficial do The Stanislavski Centre no Brasil. Post neste blog – Macunaíma Parceiro Oficial no Brasil do The Stanislavski Centre.
A liberdade de expressão e a proposta do autoconhecimento, princípios que orientaram a criação do Macu em 1974, foram mantidas e seguem vivas até hoje, aliadas à pedagogia construtivista e a incessante pesquisa do Sistema. Mais de 30 anos depois, o Macunaíma é hoje referência no Brasil como um centro de estudo do Sistema Stanislávski.
Já fui de duas trupes de teatro, gostaria de entrar para de vocês.
Hummm legal gostei muito
Caramba…não sabia,quero conhecer vcs! Como faço?