23ª Edição do Caderno de Registro Macu: Raízes de Stanislávski

Em primeiro lugar, chegamos à vigésima terceira edição do “Caderno de Registro Macu”! Uma publicação semestral do Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem.

Desde 2012, a publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada na escola. Além disso, o “Caderno de Registro Macu” também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.

Stanislávski: Raízes e Descendências: O tema central da vigésima terceira edição

A princípio, a vigésima terceira edição do “Caderno de Registro Macu” é toda pautada pelo tema que orientou os processos criativos do 1º semestre de 2023: O Sistema de Stanislávski – Raízes e DescendênciasAncestralidade – Cultura – Tradição. Assim, a documentação artístico-pedagógica produzida por cada condutor ou condutora juntamente com sua turma de estudantes estrutura esse número da publicação.

Sobretudo, evidenciando a filiação do Macu ao pensamento e à prática stanislavskianos, o tema lançou luz sobre o fio que tece passado, presente e futuro. Com isso, tal enunciado buscou evidenciar a teia de relações que se conecta ao mestre russo através dos tempos.

Stanislávski na atualidade: Legado e contribuições para o Macu

Além disso, foram revisitadas as ideias de alguns pesquisadores que dão sequência ao legado de Stanislávski na atualidade, concentrando-se nos que colaboraram para a renovação do projeto político-pedagógico do Macu ao longo dos anos. Entre esses diretores-pedagogos estão: Alejandro Puche, Jurij Alschitz, Nair D’Agostine, Michele Almeida Zaltron e Serguei Zemtsov.

Enquanto plano de ação, cada professor ou professora escolheu um desses diretores-pedagogos, para que sua abordagem fosse investigada na concretude da sala de aula. Por isso, na presente publicação, as documentações artístico-pedagógicas são divididas de acordo com o pesquisador-guia do processo.

A Documentação Artístico-Pedagógica: Investigando o Sistema Stanislávski

Primordialmente, todos os registros procuram responder à formulação: Como nossas raízes do Sistema de Stanislávski podem criar nossa expressão hoje? Posto que, para além das questões específicas que moveram cada condutor ou condutora e sua turma, essa pergunta investigativa uniu as reflexões em torno do tema. 

Desse modo, em uma perspectiva de conjunto, os registros revelam o próprio caminho de pesquisa do Macu para a continuação e atualização do Sistema de Stanislávski. Como resultado, deixam ver as contribuições da escola para a longevidade dessa tradição cultural.

Além disso, para abrir a edição, um texto de Debora Hummel, coordenadora pedagógica do Macu, fala sobre o sentido da documentação pedagógica: o quê, como ser elaborada e qual a sua finalidade.

Como acessar o “Caderno de Registro Macu”: Disponível para download gratuito

Por último, todas as edições do “Caderno de Registro Macu” estão disponíveis no site da escola e podem ser baixadas gratuitamente. Acesse: www.macunaima.com.br/#publicacoes-cientificas e faça o download. Não deixe de conferir! E boa leitura!

Confira também: Lançamento da 22ª edição do “Caderno de Registro Macu”

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