Antes de mais nada, a coordenadora metodológica do Macu, Simone Shuba, foi a convidada de honra do Festival Internacional de Peças Estudantis Sua Chance | GITIS Fest. Realizado de 15 a 30 de abril em Moscou, esse foi um projeto conjunto do Instituto Russo de Artes Teatrais (GITIS) e do Centro Teatral “Na Strastnom” da Federação Russa.

O Instituto Russo de Artes Teatrais (GITIS)

Em primeiro lugar, o Instituto Russo de Artes Teatrais (GITIS) é a maior e mais antiga escola independente de artes teatrais da Rússia. Fundado em 1878, o GITIS oferece uma formação completa a seus alunos e alunas, composta por diversas disciplinas pertencentes às mais variadas frentes do campo teatral.

Sobretudo, combinando uma educação universitária tradicional com métodos inovadores e atualizados, mais de 1500 estudantes de diferentes países estudam no Instituto. Contudo, o grande interesse que o GITIS desperta está relacionado ao fato de se assumir como um herdeiro direto do Sistema de Stanislavski.

A convidada de honra Simone Shuba 

Simone Shuba é professora do Macu desde 1997 e atualmente acumula também a função de coordenadora metodológica da escola. Enquanto, ao longo dos anos, Shuba se especializou na formação de atores e atrizes por meio do Sistema de Stanislávski.

Mestre em Literatura Russa pela FFLCH/USP, com orientação de Elena Vássina, desenvolveu seu doutorado na mesma instituição, com a pesquisa sobre o trabalho do ator e a Memória Afetiva. Autora de “Stanislávski em Processo: Um Mês no Campo – Turguêniev” (Perspectiva/CLAPS, 2016), é curadora do Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) e membro de seu Conselho Editorial.

O intercâmbio de práticas e ideias

Enquanto convidada de honra do Festival Internacional de Peças Estudantis Sua Chance | GITIS Fest, Simone Shuba pôde acompanhar de perto todas as atividades do evento, e logo após, em seu retorno ao Brasil, Shuba conduziu uma prática exclusiva, cuja proposta foi compartilhar com o corpo docent e do Macu alguns exercícios aprendidos durante sua experiência na Rússia.

Porém, esse intercâmbio de práticas e ideias não para por aí! E, em breve, teremos novidades! Porém, dessa vez, será o Macu a receber diretores-pedagogos russos, a fim de apresentar o trabalho que a escola tem feito a partir do Sistema de Stanislávski! Então, não deixe de acompanhar nossas postagens e seguir os conteúdos do Blog do Macunaíma

Confira também: Sistema Stanislavski: a base da arte da atuação

0 Comentários

Cancel