Teatro Escola Macunaíma on dez 16, 2021
A 19ª edição do Caderno de Registro Macu acaba de ser lançada! Uma publicação semestral do Teatro Escola Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem. Desde 2012, esta publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada pelos professores, professoras, alunos e alunas da escola. Além disso, o Caderno de Registro também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.
Em sua 19ª edição, publicamos o Dossiê Dos Sonhos Que Nos Movem,enunciado que orientou artística e pedagogicamente os processos criativos do 1º semestre de 2021. Esta seção procura documentar algumas das pesquisas realizadas em torno do tema e, mais especificamente, as conversas realizadas durante a Semana de Planejamento do Macu.
O artigo “Corpo e Pensamento: A Invenção de Outros Sentidos”, do filósofo Amauri Ferreira, aborda algumas noções de Nietzsche, Spinoza e Bergson para tratar das relações entre corpo e pensamento no decorrer dos tempos. Enquanto Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, apresenta as principais motivações do coletivo em que atua. Além disso, Moreira também expõe como seus integrantes lidaram com as adversidades da pandemia, no artigo “Os Sonhos Que Movem o Fazer Teatral do Grupo Galpão”.
Esta seção ainda contempla a fala transcrita e editada do Professor de Filosofia da Educação da Universidade de São Paulo, José Sergio Fonseca de Carvalho. Voltada aos professores, professoras, coordenação e direção da escola, ela foi intitulada “A Busca de um Sentido Para a Formação em Teatro”, e é pura inspiradora para os educadores e educadoras da área.
A seção Imaginar – Agir – Comunicar reflete sobre os elementos do Sistema Stanislávski que alicerçaram o tema de investigação do 1º semestre de 2021. Sobre imaginar, o artigo de Marcia Azevedo, “A Imaginação… O Teatro… A Prática”, trata deste elemento nas teorias e práticas do próprio Stanislávski, tema da dissertação de mestrado da professora do Macu, realizado junto ao PPGAC-USP.
As pesquisadoras Natacha Dias e Daniela S. T. Merino, em “O Estúdio Tchékhov de 1918 – As Bases de uma Pedagogia da Imaginação”, destacam o papel da Imaginação no pensamento pedagógico de Mikhail Tchékhov. E, além de apresentarem traduções inéditas do inglês e do russo para o português, as autoras traçam os paralelos com o Sistema de Stanialávki.
Vitor Lemos revela um procedimento experimentado em seu estúdio O Canto do Bode, em Lisboa. Para tanto, o autor analisa e discute o conceito e a prática da Tarefa para a criação de Ações Físicas no artigo “A Tarefa na Criação de Ações Físicas: Perspectivas a Partir da Prática do Encontro”.
A 19ª edição do Caderno de Registro Macu traz ainda outras seções, com interessantes materiais de estudo e pesquisa. Entre elas, Stanislávski em Foco, especialmente dedicada à documentação das mais recentes investigações acerca da obra de Konstantin Stanislávski, a qual orienta metodologicamente os processos artísticos-pedagógicos do Macu.
Assim, essa seção registraafala transcrita e editada da professora mestra Simone Shuba, apresentada originalmente na live promovida pelo Projeto de Pesquisa “Estúdio Fisções”, realizada em maio de 2021. Intitulada “Stanislávski: Afetos na Vida e na Arte”, ela trata da história, importância e conceituação da Memória Afetiva no Sistema do mestre russo.
Já a seçãoCafé Teatralmarca a retomada, de forma remota, dos encontrosque já completam doze anos de história. Lucienne Guedes, que participou dessa “reestreia”, nos concede o privilégio de conhecer sua atual pesquisa. Nesse sentido, a atriz e dramaturga os brinda com o artigo “Roupa Cênica, Roupa Máscara”.
Em Resenha, publicamos dois textos sobre um dos últimos lançamentos do Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) em parceria com a Editora Perspectiva: Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo, de Michele Almeida Zaltron. E, para fechar essa edição, Minha Vida na Arte, inspirada na autobiografia de Stanislávski, presta nossa homenagem a Maria Clara Machado, com as palavras carinhosas do professor Ariel Moshe sobre essa grande artista.
Não deixe de conferir!