“Faça um curso de teatro para perceber melhor algumas coisas. É bonito o teatro, ele serve para o ser humano, ele estuda o ser humano”. Assim como a atriz e diretora Myrian Muniz, descubra se para você a hora de fazer teatro já chegou:
Atuar profissionalmente é um sonho e um desafio de muitos indivíduos, que reconhecem sua potencialidade na hora de fazer teatro. Confira a tradição na história do teatro. A arte de atuar irá acessar a sua segunda natureza, transformando-se organicamente em personagem repleto de veracidade em cena e capacidade de encantamento do público.
O teatro vai te ajudar a entender muitas questões da sua vida cotidiana> Contudo, certamente, ele vai além, te ajudar a entender melhor o ambiente no qual você está inserido e como observar por meio das entrelinhas.
O desenvolvimento pessoal é uma busca que se inicia na infância e perdura para sempre. O entendimento de si mesmo permite encontrar os próprios meios de percepção e de avaliação dos acontecimentos, as reações individuais e, como resultado, o seu próprio caminho no mundo.
O teatro por si só propõe uma identidade instável ao ator, capaz de investigar-se e questionar-se permanentemente em seu mais profundo interior, funcionando como uma via de acesso para o autodesenvolvimento devido às emoções expressas através da representação, à dualidade ator/personagem e aos seus efeitos psicoterapêuticos.
A timidez, a ansiedade, a busca pela aceitação social e muitas outras características e atitudes inconscientes naturalmente desenvolvidas ao longo da trajetória podem privar o ser humano de vivências das mais essenciais às mais intensas. O teatro é uma excelente ferramenta para lidar com suas fraquezas para assim fortifica-las.
Quando um ator está no palco encenando um determinado papel, ele aceita a exposição que é inerente a sua atividade na incessante busca, na medida do possível, do reconhecimento de uma experiência construtiva aos seus espectadores. É como se o ator vestisse uma máscara libertadora para vociferar justamente contra as opressões do cotidiano.
Viver mais tempo no presente, aproveitar as oportunidades, mergulhar no desconhecido, fazer descobertas e construir memórias edificantes está no âmago das ambições do homem moderno.
As experimentações estão no centro da dramaturgia, elas acontecem o tempo todo a partir da prática do teatro, em especial na prática com o Sistema Stanislávski, que é experimentada na pele, com frequentes recusas a permanecer na discussão teórica.
A pressão pela ascensão na carreira é uma constante na vida dos cidadãos. Cada vez mais brilhantes profissionais esbarram em reflexões sobre seus trabalhos, suas competências e capacidades para assumir as obrigações que almejam, bem como seus gestores e colegas.
Uma variedade de motivos para a estagnação no mercado de trabalho pode ser mitigada com a prática da dramaturgia, como potencializar a capacidade de comunicação, melhorar a postura corporal, adequar a formalidade nas relações, trabalhar capacidades interpessoais, aprimorar a desenvoltura e exercitar a criatividade.
Se, ao transmitir uma mensagem, seu receptor frequentemente se depara com dificuldade para decodificá-la, essa pode ser a hora de fazer teatro.
Essa forma de expressão artística exercita a dicção, a articulação das palavras e a respiração, essenciais para a linguagem cênica. Além disso, o teatro trabalha a postura corporal e o olhar, que fazem a diferença no processo de convencimento de uma plateia.
Relacionamentos promovem sentimentos distintos, como esperança, lucidez e desilusão, assim como as artes cênicas. Entretanto, se as suas relações têm trazido à tona apenas situações-limite, fragilidade e brutalidade, a mudança é primordial.
A partir de um olhar aprofundado para o ser humano, o teatro desperta em quem o pratica um senso de coletividade, de responsabilidade e de benevolência para que se chegue com mais facilidade até o outro, promovendo relacionamentos de qualidade.
O aprendizado é uma poderosa ferramenta de pensamento, pois envolve uma autorreflexão sobre a os potenciais transformações pessoais e locais necessárias, e por isso é tão inerente aos indivíduos.
Com o teatro, tanto os ensinamentos teóricos, com os mestres gregos até ao mais modernos, quanto os práticos, como a concentração, a expressão corporal e a verdade cênica, servem ao propósito de criar e incentivar as transformações intrínsecas ao conhecimento adquirido. Veja também 9 livros que todo estudante de teatro precisa ler!
Tudo o que se assiste, escuta ou lê compõe o seu repertório cultural, e quanto mais amplo ele for, mais recursos você terá para refletir, criar, buscar soluções, viver em sociedade e celebrar as diferenças.
A dramaturgia tem uma grande importância para ampliar e variar o repertório cultural, pois oferece estímulos auditivos, visuais e táteis capazes de proporcionar um panorama completo da expressão artística ao indivíduo.
O teatro é perfeito para quem deseja viver um mundo mágico. Você vai descobrir novos potencias, extravasar a criatividade, exercer seu poder de comunicação e receber uma enorme bagagem cultural e artística. O teatro traz um mundo de novas descobertas que se fazem presentes em todas as aulas.Uma busca constante de novos desafios num ambiente seguro e saudável.
Adoraria fazer Teatro
Olá!
Gostaria muito de fazer, tenho muitas dificuldadea para falar em público, e acho que isso poderia me ajudar, alguma recomendação de escola?